A ginástica abdominal hipopressiva (GAH) surgiu no início dos anos 80 como uma técnica inovadora, com o intuito de promover o fortalecimento da musculatura abdominal e do assoalho pélvico no pós-parto e substituir os exercícios abdominais tradicionais nesse período.
Pode ser definida como uma técnica postural e sistêmica e que envolve a ativação de diferentes grupos musculares esqueléticos que são antagonistas do diafragma. A proposta diferencial dessa ginástica é gerar uma pressão negativa na cavidade abdominal através de uma elevação (aspiração) diafragmática e abertura das costelas inferiores, sem promover sobrecarga nos músculos do assoalho pélvico.
Na prática clínica, a GAH pode ser utilizada não só no pós-parto, mas também no tratamento conservador das incontinências urinárias, fecais e prolapsos genitais através do fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico. Tem sido empregada também como uma técnica postural no tratamento de lombalgias e dorsalgias e em atividades esportivas nas academias (@lowpressurefitnessbrasil) através da elaboração de conjuntos ordenados de exercícios rítmicos e sequenciais.
📌 Quer saber mais? Continue acompanhando nossas postagens.