Image Map

sábado, 13 de agosto de 2016

Afinal... O que é PERÍNEO!??

Olá, meninas e meninos!



Hoje tentarei solucionar uma dúvida bem comum na população em geral, de uma região do nosso corpo, MUITO IMPORTANTE! Afinal... O que é PERÍNEO? Antes de mais nada, esse não seria o termo mais correto para falar sobre ASSOALHO PÉLVICO. Complicou??? Para não "emaranhar" seu entendimento, nem o meu, prefiro chamar esse região de P-E-R-Í-N-E-O! Que podemos defini-lo como um conjunto de músculos, ligamentos e fáscias (interligados à estruturas ósseas) que objetivam (como função primária) sustentar os órgãos internos, principalmente útero, bexiga, reto, vagina e ânus (como mostra a IMAGEM 1).

IMAGEM 1: Períneo: estruturas ósseas e musculares. 

É como uma cama elástica que sustenta o peso de uma pessoa que pula sobre ela, e apesar de variar de pessoa para pessoa, é comumente comparado com o tamanho da palma de uma mão, e com o formato de um losango (geometricamente falando, rsrs). Então, você já deve imaginar, o quão importante é essa região para o nosso corpo. Além disso, contribui de forma importante para funções fisiológicas do nosso dia-a-dia, como urinar, evacuar e... SEXO! Já imaginou o enfraquecimento desses músculos?! Pois é, isso é comum, independente de sexo, faixa etária, raça e classe social e, são cenas dos próximos capítulos... 
Para sanar uma dúvida de muita gente, (quando falo “MUITA”, é MUUUUITA gente mesmo!!!) já digo: HOMENS E MULHERES têm PERÍNEO! E... por sinal, você sabe onde fica?! Se preocupe não, a maioria das pessoas não sabem. No homem, é possível localiza-lo do saco escrotal (ou escroto) até o ânus, e é percebido fechando o ânus (como se estivesse prendendo a saída das fezes ou um pum) e comprimindo a base do pênis (próximo ao escroto), que é muitas vezes responsável por o aumento temporário ou uma melhor qualidade da ereção quando se faz a contração, permitindo um maior controle da ejaculação, como por exemplo. Já na mulher, estende-se do clitóris até o ânus, e pode ser facilmente percebida pela contração interna da vagina (como se estivesse prendendo a urina), e exemplificando, muitas vezes é percebida durante a penetração no ato sexual. Entenda melhor com a IMAGEM 2: nas regiões demarcadas de magenta, é o famosinho PERÍNEO, masculino (a) e feminino (b). 

IMAGEM 2: Períneo: masculino (a) e feminino (b), e as demais estruturas que os circundam. 

Pensa que parou por aí?! Nãnãnimnãnão (rsrsrs), ainda iremos aprender muito!!!
E, apesar dos inúmeros benefícios mencionados, muitos são os tabus que PRECISAM ser quebrados!! Acredito que à primeira vista talvez seja difícil entender e obvio que devem estar surgindo VÁRIAS dúvidas. Se avexe não, continuaremos falando sobre nosso queridinho “PERÍNEO”. Tem muita coisa ainda!!! Deixe suas dúvidas e comentários. 


E antes que eu esqueça, 
LET’S GO AND FORÇA NO PERÍNEO!

2 comentários:

  1. Olá, Melissa. Primeiramente, você consegue sentir a contração dos músculos que fazem parte do períneo. Porém, cerca de 40% da população não sabem contrair esses músculos de forma adequada, fazendo uso da musculatura próxima a região, como os músculos da coxa e do glúteo (bumbum). Sobre a dor durante a relação sexual, NÃO É NORMAL! Lhe aconselho à procurar um fisioterapeuta pélvico ou especialista em saúde da mulher (se preferir, converse com seu ginecologista), para que assim, possa investigar melhor essa situação. Você pode ter algo que chamamos de DISPAREUNIA (que abordarei nas próximas postagens), que seria a dor durante e/ou depois do ato sexual. Lembre-se, isso é apenas uma hipótese. Sexo é pra ser prazeroso! Independente da situação, é preciso lembrar que, quando não tratada, essa disfunção pode evoluir com outros transtornos sexuais, como a perda total de desejo sexual, interferindo diretamente na qualidade de vida. Procure um fisioterapeuta!

    OBS.: Seu comentário foi excluído, mesmo assim, estou respondendo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tatianne. Existem diversas formas de fortalecer a musculatura do assoalho pélvico (MAP) ou períneo. Um exemplo comum são os "exercícios perineais" e os cones vaginais, e serão assunto das próximas postagens. Não deixe de acompanhar. Obrigado pelo contato!

    OBS.: Seu comentário foi excluído, mesmo assim, estou respondendo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário