Image Map

sábado, 3 de setembro de 2016

INCONTINÊNCIA URINÁRIA: perder gotinhas de urina é normal?

HELLO, períneos!



Let's go! Hoje vamos conversar sobre um problema de SAÚDE PÚBLICA MUNDIAL! Será que perder urina frequentemente é normal?? E de vez em quando umas "gotinhas"?? E quando estou vestindo uma roupa?? E quando não consigo chegar ao banheiro?? NÃO, NÃO É NORMAL! A International Continence Society (ICS) define Incontinência Urinária (IU) como qualquer perda involuntária de urina, ou seja, qualquer perda urinária sem controle não é NORMAL! A IU atinge cerca de 50% das mulheres e 15% dos homens entre 20 a 80 anos. Porém, pode acometer qualquer pessoa, em qualquer fase da vida e, quando não tratada, a perda de urina tende a aumentar com o passar do tempo. Mulheres que passaram por partos (independente do tipo) estão mais sujeitas, assim como as com idade superior a 50 anos. E sabe qual a principal causa da IU??? Fraqueza dos MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO (MAP), que conhecemos popularmente como PERÍNEO. Por este motivo: LET’S GO AND FORÇA NO PERÍNEO! 

Independente do grau de comprometimento da IU ou do tipo (que falarei em postagens mais a frente), esta pode ser regredida com EXERCÍCIOS PERINEAIS, que fortalecem os MAP. E os resultados? EXCELENTES! Podendo inúmeras vezes sanar a necessidade de cirurgia... 

De forma geral, não existe um acontecimento que por si só enfraqueça os MAP, mas, diversos fatores que, durante toda a nossa vida (E QUE VIDA CORRIDA HEIN?!), fazem com que esta musculatura enfraqueça. Durante todo o dia os MAP sustenta o peso dos órgãos pélvicos, e sofre "pressões" variadas, no espirrar, tossir, ficar muito tempo sentado, “segurar” o xixi, fazer esforço físico, entre outros... Afinal, estamos falando de MÚSCULOS, e como qualquer outro grupamento muscular do nosso corpo, PRECISA SER FORTALECIDO!!! 

Assim, se exercitarmos esses músculos (períneo) regularmente, é possível mantê-los suficientemente "fortes" para aguentar as exigências do dia-a-dia. Com isso, com força suficiente, os MAP pode contrair empurrando os órgãos para cima evitando sobrecarga e consequente lesão das fáscias e ligamentos que os sustentam.


De tal modo, é possível com os exercícios de contração pélvica prevenir problemas tão desagradáveis quanto as incontinências, e consequentemente MELHORAR O SEXO! (explicarei nas próximas postagens) Problemas que, se não cuidados, evoluem até graus críticos que exigem cirurgia corretiva, de durabilidade discutida, e que muitas não conseguem corrigir de maneira adequada essas disfunções. 

Pensando bem... Quem vai querer uma cirurgia, se é possível evitar um problema com "simples" exercícios, não é mesmo?!

São mais de 50 anos (não são 50 dias, rsrs) de estudos, e quem vem comprovando a eficiência dos EXERCÍCIOS PERINEAIS, inclusive com cones vaginais (falarei sobre esses queridinhos futuramente), neste tipo de tratamento, e consequente na melhora da QUALIDADE DE VIDA da pessoa que sofre com perda urinária.

Com os exercícios, especialmente os de fortalecimento, é possível regredir a IU em até 100%, de acordo com o estágio no qual esta se encontra e com a causa do problema, e com esse fortalecimento melhorar outros fatores, como a sexualidade humana.

Nos próximas postagens, falarei mais sobre os tipos de IU. Obrigado pelas sugestões, através da caixa de mensagem (bem ali no cantinho direito, deixe suas dúvidas e sugestões também)... E antes que eu esqueça:


           LET’S GO AND FORÇA NO PERÍNEO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário