Muitas mulheres referem uma perda de ar pela vagina durante a relação sexual, o que denominamos de flatos vaginais. Ao sair este ar costuma emitir sons, semelhantes a gazes, o que acaba constrangendo o parceiro e a mulher.
Certas posições sexuais favorecem a entrada de ar na vagina, por exemplo quando a mulher está em quatro apoios, ou então quando há uma flexão exagerada dos quadris (joelhos dobrados sobre o abdômen, até quase a altura do peito). Essas posições promovem relaxamento nos músculos do assoalho pélvico, desfazendo o contato com o pênis e permitindo assim a entrada/saída de ar.
No entanto isto não significa que se deva evitar totalmente estas posições, nas quais ar costuma entrar/sair da vagina. Se a posição agrada a mulher e o parceiro, não há motivos para evitá-la.
Para evitar os flatos vaginais é necessário que a mulher saiba contrair corretamente a musculatura do assoalho pélvico durante o ato sexual, ou seja, que tenha coordenação motora suficiente. Mas não basta apenas saber contrair, é preciso que os músculos pélvicos estejam suficientemente fortes e resistentes.
Procure um fisioterapeuta pélvico! Ele é o profissional capacitado para te aconselhar, avaliar e prescrever exercícios para o assoalho pélvico.
Luan Alves - Fisioterapeuta e Educador Sexual
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário