Image Map

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Para que servem os DILATADORES VAGINAIS? Toda mulher pode usar?





Os dilatadores vaginais são alguns dos acessórios que ajudam no tratamento de várias disfunções sexuais, principalmente do VAGINISMO. Na técnica de dilatação gradual são colocados dilatadores de silicone ou de material emborrachado não tóxico lubrificados no canal vaginal, como se fossem “sondas que podem ser insufladas em vários tamanhos”.

Inicialmente, devem-se usar os dilatadores pequenos, para que assim o tamanho seja aumentado gradualmente, à medida que tolerância da paciente também aumente. Essa técnica deve ser bem avaliada pelo FISIOTERAPEUTA PÉLVICO, afinal, toda mulher tem suas peculiaridades, principalmente quando se trata de disfunções sexuais. Os dilatadores podem ser usados in natura e alguns podem ser aquecidos (para promover relaxamento dos músculos), dependerá do objetivo que deseja ser alcançado e também no modo como será utilizado os dilatadores para garantir sucesso do uso do mesmo no tratamento.

No momento em que os dilatadores estão inseridos no canal vaginal, pode-se (DEVE!) usufruir de exercícios de fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico (não é apenas colocar para dilatar e deixar "tantos minutos"). Dessa maneira, o uso da técnica nos episódios de vaginismo (imagem abaixo) pode cooperar para melhora do quadro, atenuando a sensibilidade à penetração e beneficiando a percepção do assoalho pélvico pela mulher, o que lhe permite controle e relaxamento muscular.


Apesar de ouvirmos que é “fácil” usá-los, não é tão simples assim. Não basta “dilatar” o canal como muitas pessoas pensam, você tem que fazer com que os músculos “funcionem” corretamente, isso sim resolve a disfunção e traz uma relação sexual sem dor e prazerosa. 

Procure um fisioterapeuta pélvico! 
Ele é o profissional capacitado para avaliar, orientar/aconselhar e prescrever exercícios para prevenção, reabilitação e tratamento dos distúrbios cinéticos-funcionais da pelve (bacia) humana. 

Ah... É bom lembrar que nesses casos não é só a atuação da fisioterapia que irá "melhorar". É necessário o trabalho de um equipe multidisciplinar na maioria dos casos. 

Luan Alves - Fisioterapeuta e Educador Sexual 
(84) 99114-8368 / @fisioterapiapelvica_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário