Com o passar dos anos, o ser humano tende a perder força na sua musculatura em todo o corpo e isso também ocorre nos músculos que formam o assoalho pélvico (períneo). Além do envelhecimento natural, outros fatores podem contribuir para o enfraquecimento dos músculos dessa região, dentre eles: obesidade, gravidez, parto, menopausa, fatores genéticos, alterações hormonais e na produção do colágeno e procedimentos cirúrgicos
A fraqueza desses músculos pode ocasionar uma série de disfunções perineais, onde as mais comuns são: incontinência urinária e incontinência fecal, prolapsos (queda) dos órgãos pélvicos e disfunções sexuais. Se os músculos perineais não estiverem forte o suficiente para responder a estes esforços, eles podem ir acumulando lesões e enfraquecendo progressivamente.
Ninguém está livre dos fatores causadores deste enfraquecimento, mas todos podem minimiza-los. Qual o segredo? O mesmo para qualquer outro grupo muscular do nosso corpo: FORTALECIMENTO! Os exercícios para os músculos do assoalho pélvico são as melhores opções. Mas, vá com calma, eles devem ser realizados sob supervisão (inicialmente) de um fisioterapeuta e após uma avaliação cinético-funcional bem feita. Afinal, cada pessoa tem suas particularidades, não é mesmo?
Procure um fisioterapeuta pélvico!
Luan Alves - Fisioterapeuta e Educador Sexual
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário